Archive for setembro, 2008

Marmita perfeita + Dieta de mousse superlight

Meninas, tudo bom? Hoje não fiz aeróbico, mas fiz um bom treino de musculação. Minhas coxas estão doendo!

Ontem cheguei exausta em casa, às 11 da noite, tropeçando e enjoada de tanto sono. Tomei banho, tomei meu leitinho quente c/ baunilha (desnatado, claro) e comi um restinho de abobrinha com proteína de soja (PTS) que tinha na geladeira. Cheguei a deitar, pensando que hoje não traria minha marmita, mas que tentaria comer coisas saudáveis no restaurante a quilo: um peixe, broto de feijão, grão de bico, enfim, coisas que adoro mas que não tenho a menor paciência pra fazer em casa.

Não consegui dormir. Fiquei lembrando da última vez que fui no restaurante a quilo e, de coisa saudável em coisa saudável, estourei todos os pontos do dia só no almoço!

Resolvi levantar da cama e fazer uma marmita básica, que acabou se revelando exemplar: 1 xícara de macarrão (29 ptos) + 2 colheres de sopa de PTS (20 ptos) + 5 colheres de sopa de molho de tomate natural light (5 ptos) + 2 cenouras raladas (22 ptos) + 1/4 de cebola cozida no vapor (3 ptos) + salsa pra dar um gostinho (0 ptos) = 79 ptos.

Nossa, gente, deu muita comida. Mas foi tão bom comer sabendo que era tudo natural, feito em casa, sem uma gotinha de óleo/manteiga/margarina e nem sal! Bom, confesso que ficou um pouquinho sem sal, mas estava bem gostosinho. E até que foi rapidinho pra preparar! Ótimo é que sobraram uns pontinhos pra poder tomar um picolé de fruta mais tarde!

Mudando de assunto: estou morrendo de vontade de comer um doce diferente. Hoje vou comprar gelatina diet e fazer meu mousse superlight: 1 pacote de gelatina diet + 1 xícara de água quente (pra dissolver) + 1 xícara de leite desnatado gelado. É só bater tudo no liquidificador e levar à geladeira. Fica bem gostoso, e dá pra ir variando os sabores, ou mesmo botar pedacinhos de fruta cozida dentro… Hummm… Pelo menos dá pra sair da rotina da gelatina sem graça. 😛

A gente tem que aprender a se virar com esses truques, né? Beijos!

setembro 30, 2008 at 5:59 pm 8 comentários

Dieta dos pontos a pleno vapor: menos 1 kg essa semana!!!!!

Gente, estou muito feliz hoje! Me pesei logo de manhã, antes de começar a malhar (me peso sempre na balança da academia) e estava marcando 65,3 kg!!! Eu nem acreditei. Saí da balança e voltei, mas estava lá: eu realmente perdi 1 kg desde a última segunda-feira. E olha que semana passada ainda teve o ataque ao biscoito da vaquinha!!! (ver post de quinta-feira)

Fiquei feliz por ter conseguido me alimentar bem no final de semana: no sábado comi 340 pontos (exatamente minha cota diária) e no domingo, 372, um pouquinho acima do desejado. Bom, a extravagância do dia foi no almoço: comi na minha sogra e ela fez uma almôndega italiana chamada porpetta, que é frita e na massa leva queijo parmesão e farinha de rosca. Tudo que não presta, né? Mas é uma delícia! 😛  Pelo menos comi pouquinhas.

No sábado consegui fazer aeróbico, assim como hoje. Acho que, com o tempo esquentando, vou melhorar da alergia e poder voltar a pedalar de manhã (pelo menos 20 minutinhos).

E hoje, além da perda de peso, ainda tive outra surpresa maravilhosa: vesti uma calça que ficava apertadésima em mim até algum tempo atrás. É uma calça social que eu tinha comprado quando entrei pro meu trabalho atual (há pouco menos de 3 anos). Quando eu comprei, ela ficava muito confortável, mas com o passar dos anos e o acumular dos quilos, ela ficou muito MUITO apertada: ainda cabia, mas com um certo esforço, arranhando minha cintura e marcando demais meu corpo. Tinha deixado de usá-la há 3 meses, antes de entrar pra academia e começar a dieta. E hoje ela não só cabeu, como ficou tão folgadinha quanto era quando a comprei! Iupiii!

O legal disso é ver como nosso corpo muda: na época em que comprei a calça, eu pesava 60kg, mas não tinha quase nenhuma massa muscular. Hoje a calça ficou do mesmo jeito, e eu peso 5 kg a mais. O que mudou? Eu perdi gordura e ganhei músculo! Eba!

Essa semana tenho que me concentrar na dieta e nos exercícios, porque no sábado tenho a festa de aniversário da minha mãe, e sei que não vou conseguir sair incólume. CLARO que vou comer bolo. CLARO que vou comer docinho. Mas não posso abrir mão desses prazeres em família. Não posso e nem quero. Afinal, não é todo dia, né? 🙂

Beijos a todas! E lembrando: quem quiser a calculadora da dieta dos pontos, é só me deixar um recado que envio por e-mail.

setembro 29, 2008 at 3:56 pm 7 comentários

Enfiei o pé na jaca

Olá, queridas!

Hoje estou meio chateada porque ontem extrapolei (e muito) meu limite de pontos diários. Tive um dia péssimo e acabei descontando na comida, e minha chateação foi por não ter conseguido ser mais forte que minha própria gula.

De manhã fui a um enterro. A outra avó da minha prima faleceu, e eu tive que ir. Ai, gente, como eu detesto enterros… fico muito triste, mesmo não sendo próxima da pessoa falecida. Sei lá, fico meio atordoada, e levo uns 2 dias pra me recuperar.

Depois ainda fui pro trabalho, e acabou estourando uns problemas bem sérios por aqui. Nada que me afete, porque afinal não foi culpa minha… mas como eu sou A chata e A certinha, sobrou pra mim consertar a meleca alheia. O resultado foi que acabei ficando estressada além da conta, e nem consegui estudar à noite.

Cheguei em casa com o estômago embrulhado, mas tão ansiosa que acabei cometendo o maior pecado do dia: comi biscoito. Em frente à televisão. O resultado? Comi quase o pacote todo de biscoito da vaquinha sem perceber. Aff, foram 750 calorias só ali.

Hoje de manhã acordei enjoada, com um gosto horrível na boca, dor de estômago e cheia de cólica. Só pode ter sido o biscoito, porque afinal foi a única coisa não saudável que eu comi ontem (o resto foi leite, peixe grelhado, verduras, legumes e torrada integral).

Acabou que fiquei pensativa: estava há tanto tempo sem comer esses biscoitos industrializados comuns que meu organismo reagiu com a azia e as cólicas. E eu nunca pensei que fizessem mal! Agora que estou há um mês com uma alimentação bem equilibrada é que estou conseguindo perceber os efeitos que cada alimento tem no meu organismo. E hoje vi que biscoitos, definitivamente, não me fazem bem!

Vamos ver se me salvo no final de semana. Estou tendo uma semana daquelas, tenho entrega de monografia e provas chegando, e não estou conseguindo organizar meu tempo. A dieta, ao mesmo tempo que me fortalece, me enfraquece, porque é mais difícil e toma bem mais tempo preparar coisas nutritivas, enquanto o miojo fica pronto em 5 minutos. Enfim, vou reunir todas as minhas forças. Fisicamente me sinto melhor do que nos últimos 2 anos, e isso é fruto de dedicação à dieta e aos exercícios.

Pelo menos consegui fazer musculação hoje. Vou tentar caprichar no aeróbico amanhã, já que tenho mais tempo.

Ah, só pra finalizar: meu marido já está bem melhor da gripe! Obrigada pelas mensagens de carinho de vcs!!!

setembro 26, 2008 at 3:23 pm 4 comentários

Curtindo os efeitos da dupla RA + exercício físico

Oi, meninas! Nossa, foi tão bom subir na balança hoje e ver 66,2kg. Perdi mais 200 graminhas! Eba!

Ontem meu dia foi tão agitado que comi só 299 pontos. Hoje trouxe sanduíche de peito de peru defumado, 2 iogurtes e o almoço: proteína de soja refogada com espinafre, cebola e tomate. Isso tudo é pra conseguir fracionar a alimentação a cada 2 ou 3 horas.

Aliás, acho que a proteína de soja é uma grande aliada, viu? Com esses tempos de carne cara, acaba virando uma boa alternativa. Podemos fazer como carne moída, e botar no molho do macarrão, em panqueca, ou até comer pura (refogada com legumes e verduras) como eu trouxe hoje. O pacote de 500g eu compro por R$3,50 e, depois de hidratada (em água com vinagre ou limão) acaba rendendo entre 1,5 e 2kg.

Hoje na academia não fiz aeróbico. Cheguei tão cansada ontem que resolvi acordar meia horinha mais tarde (a meia horinha da esteira hahaha). Felizmente fiz um bom treino de musculação, consegui sentir os músculos trabalhando direitinho.

Meu maridinho tá dodói! Quer dizer, ele está com uma febrinha muquirana de 37,5º mas sabe como é homem, né? Tá todo dengoso e molenga, e vai ficar de cama o dia todo (jogando videogame, aposto). De noite vou fazer uma sopinha pra ele, e vou comer o mesmo, claro! Sopinha com torrada é uma delícia!

Beijinhos a todas! Ah, quero pedir desculpas pras meninas que têm blog do Blogspot ou Sapo. Esses são bloqueados aqui no trabalho, então só consigo visitar no final de semana, porque de segunda a sexta chego muito tarde em casa. Mas prometo que no sábado retribuo os recadinhos!

setembro 23, 2008 at 2:18 pm 5 comentários

Soninho, músculos e dieta

Olá a todas!

Meu final de semana foi… dorminhoco! Me alimentei muito bem, mesmo excedendo um pouco o limite de pontos: não comi besteiras, consegui comer bastante proteína e coisas integrais, nada de gordura, nada de açúcar, nada de farinha.

No sábado tive aula de manhã e acabei chegando em casa às 3 da tarde. Comi feijão, arroz, frango grelhado e salada. Tomei um banho e fui descansar um pouquinho antes de ir pra academia… acabei dormindo, e acordei só às 6:30 no melhor estilo “onde estou?”. Obviamente não fui malhar. Fiquei um pouco chateada por ter deixado o sono me vencer, mas pelo menos consegui estudar bastante à noite.

No domingo o mesmo: acordei, estudei, almocei na minha mãe (comidinha de mamãe é outra coisa, né?), dormi à tarde e, de noite, estudei mais algumas horas.

Quem lê isso até acha que eu sempre durmo à tarde, né? Mas eu nem lembrava quando tinha feito isso da última vez! Acho que eu estava tão cansada que simplesmente apaguei. Essa rotina de malhar às 6 da manhã, trabalhar o dia todo e estudar à noite está acabando comigo.

O resultado foram uns 100 pontos sobressalentes no final de semana, e nenhum exercício físico. Felizmente meu peso hoje de manhã era o mesmo de sexta-feira. Ufa, menos mal!

Ah, fiz bicicleta hoje! Achei que não fosse conseguir, pois acordei de madrugada com uma crise péssima de alergia: garganta fechada e falta de ar. Mas consegui pedalar 30 minutos em velocidade 22 km/h. Não sei qual é a carga, a bicicleta lá da academia regula o peso com uma rosquinha, então não consigo medir isso. Mas a carga não estava muito puxada, não. Mesmo assim, senti meus batimentos bem fortes: 150 bpm na primeira metade da pedalada e 165 bpm na parte final.

Estou começando a ver meus músculos mais torneados, e isso é muito recompensador. Minhas pernas estão mais firmes, minha barriga está mais durinha, assim como meu braço. Muito legal! Preciso ter mais paciência e me dedicar mais aos aeróbicos, pois só assim acelero a queima de gordura e esse trabalho de musculação vai aparecer melhor.

______________

Dica: tenho lido em muitos blogs que várias meninas estão usando o novo Clube Social Integral pra lanchar. Entendo que seja prático levar esses biscoitinhos na bolsa, mas você já pararam pra ler as informações nutricionais? Três biscoitos (26g) têm 120 calorias, 4.6g de gorduras e 200mg de sódio! É muita coisa!

Proponho, então, alternativas:

a) A torrada integral da Bauducco tem 35 calorias e 0.3g de gordura por unidade de 10g. Sem contar que você fica muito mais satisfeito com 3 unidades de torrada que com o pacotinho de Clube Social… e só terá ingerido 105 calorias.

b) O biscoito d’água light Piraquê é ótimo: cada unidade tem só 10.5 calorias e 0.28g de gordura.

Eu, pelo menos, sempre deixo um pacote de torradas aqui no trabalho!

setembro 22, 2008 at 5:56 pm 7 comentários

Menos 200gr? Eba!

Hoje de manhã venci o sono, o frio e a preguiça e resolvi malhar sério. Não que antes não estivesse malhando sério, mas ontem eu fiz uma musculação muito da meia-boca. Estava exausta, dolorida e com dor de garganta, então fiz só metade da série e voltei pra casa.

Hoje fiz a série de hoje e a metade de ontem que faltou. Peguei bem nos pesos, me senti mais disposta, fiz até alguns abdominais a mais. Minha barriga ficou doendo bastante!

Antes da musculação, a pesagem: 66,5 kg. Ufa! Estava há exatos 7 dias com o mesmo peso (66,7kg), mesmo controlando bastante a alimentação (pontos nesses dias: 264 – 242 – 296 – 188 – 236 e 258, sendo que meu limite diário são 340 pts).

Bom, como meu marido diz, o importante não é o peso, pois posso estar trocando gordura por músculo… mas preciso confessar: adoro ver quando a balança marca um pouquinho menos! 🙂

Como ontem à noite tive mais uma crise de alergia (parecia que eu tinha um gato no peito), resolvi não fazer aeróbico de novo hoje. Espero melhorar pra poder ficar um pouquinho na bicicleta amanhã.

Com relação à alimentação, ontem acabei excedendo um pouquinho: comi 360 pontos, 20 pontinhos a mais. Bom, como isso dá só 72 calorias extras, então nem foi tão ruim. rsrs  Poelo menos não comi nenhuma besteira, como doces ou gorduras, mas só torrada integral, legumes, verduras, frango grelhado, proteína de soja, leite desnatado e iogurte light. Um belo cardápio, né? Pena que não tomei muita água, só 2 litros… me esforço pra beber 3 litros por dia (indicação médica, já que eu tenho muita tendência a cistite).

Espero conseguir me controlar direitinho no final de semana! Meu marido hoje já estava falando em pizza… Mas acho que consigo convencê-lo a comer um belo prato de salmão, afinal ele também precisa perder uns quilinhos. 🙂

setembro 19, 2008 at 2:08 pm 5 comentários

Essa droga de prisão de ventre

Não acredito nisso. Estou há 5 dias com uma prisão de ventre infernal!! Mas hoje de manhã resolvi apelar: tomei 2 comprimidos de laxante e ainda por cima comi 1 salgado (aqui no Rio chama-se joelho, é um enrolado de queijo com presunto). Desde que fiz a cirurgia de vesícula, há uns 5 anos, percebo que a ingestão de gordura auxilia no meu funcionamento intestinal. O médico confirmou, dizendo que a gordura lubrifica a parece do intestino e facilita o processo.

O problema disso tudo é que eu não sei quantos pontos tem o tal do salgado! rsrsrs Na minha tabela da dieta dos pontos diz que o de 100g tem 70 pontos, mas eu não sei qual era o peso do que comi hoje. Bom, pra efeito de cálculo arrisquei pra cima e botei que tinha 150g.

Hoje na academia consegui voltar a correr. Finalmente a alergia deu uma folga, então corri 12 minutos! Eba! Como estava atrasada pro trabalho e ainda precisava fazer musculação, foi só isso de aeróbico que fiz. Mas pra quem estava há quase 1 semana sem fazer esteira sem perder o ar, achei excelente.

Uma coisa que fico me perguntando é se a bicicleta é realmente eficaz para queima de gordura. Eu acho tão fácil! E mesmo aumentando a carga, ficar 40 minutos na bicicleta me fazem suar menos que 10 minutos na esteira. Uma pena que não podemos contar com aquelas “calorias gastas” que o visor mostra, né? Seria uma bela forma de comparar.

setembro 17, 2008 at 2:05 pm 7 comentários

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Apresentação

Meu nome é Alethea, tenho 28 anos, sou funcionária pública e passo passava o dia todo sentada. Engordei 12kg nos últimos 3 anos, e resolvi mudar de vida após ter a mobilidade reduzida por causa de um disco rompido na coluna e de um desgaste na articulação do joelho direito. Por indicação médica, depois de muita fisioterapia comecei meu programa fitness. Comecei com 69,3kg pra 1,76m de altura. Meu IMC é normal, mas o percentual de gordura corporal indicava que eu era uma "falsa magra": 29% do meu peso é gordura. Meu objetivo é tonificar a musculatura corporal e diminuir meu percentual de gordura para 19%, um índice saudável para mulheres. Se o abdomem ficar tanquinho, também não vou reclamar. rsrsrs
setembro 2008
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