O Peso Ideal (para mulheres)

novembro 3, 2008 at 4:32 pm 23 comentários

Eu sempre olhei com certa desconfiança para o IMC (Índice de Massa Corporal). Esse índice é usado para classificar o grau de normalidade do peso das pessoas, classificando cada um numa escala que varia do baixo peso à obesidade mórbida. Até aí tudo bem, mas creio que seja meio irreal classificar as pessoas levando em consideração somente o peso e a altura. Por quê? Ora, porque todos nós temos estruturas ósseas diferentes. As pessoas não são iguais, e o cálculo do IMC trata todo tipo de peso da mesma forma: ossos, gordura e músculos ficam no mesmo patamar.

Uma vez eu estudei com uma menina que era tão obcecada por emagrecer que vivia doando sangue em lugares diferentes. Tipo, todo mês a garota ia num hospital pra doar sangue. Ela achava que aqueles 450ml de sangue da doação ajudariam no emagrecimento, pois perdia “quase meio quilo em 10 minutos”. Surreal, né? Mas eu sempre lembro dessa história quando penso no IMC.

Claro que o índice é válido quando o assunto é obesidade. É uma forma fácil de ver se seu peso está acima do tolerável, e por isso esse indicador tem difusão mundial. Mas acho que não tem como comparar duas pessoas que têm 1,60m e 55kg, sendo que a primeira é totalmente sedentária e acumula umas gordurinhas abdominais, enquanto a segunda é malhadora compulsiva supermusculosa. Gordura pesa, mas músculo pesa muito mais. E o IMC coloca tudo na mesma balança.

Pra mim, o peso ideal é diferente para cada indivíduo. Por isso que eu gosto da tabela abaixo, que estabelece esse peso a partir de uma relação entre a estrutura física e a altura.

Para saber qual é a sua estrutura física meça a circunferência de seu pulso e em seguida divida sua altura pelo resultado obtido. Exemplo: eu meço 1,76m e tenho 13,6cm de pulso, então minha estrutura física é de 12,9 (176 :13,6 = 12,9), o que indica uma estrutura PEQUENA.
Segundo essa tabela, o ideal para minha altura é um peso de 61kg. Que bom, porque minha meta é justamente 60 kg! (59kg seria a meta inatingível, então me contento com os 60 kg mesmo… rs)
Meçam os pulsos de vocês! :P  
Entry filed under: dieta, emagrecimento, exercícios, Fitness. Tags: , , , , , .

Resultado do desafio: menos 900g Semana de TPM, inchaço, estufamento e doces

23 Comentários Add your own

  • 1. Débora Elis  |  novembro 3, 2008 às 7:06 pm

    Oi!! Obrigada pela força!!!! Muito bom seu post sobre IMC!!! Gostei!!! Bjos e ótima semana

    Resposta
  • 2. Taiane  |  novembro 3, 2008 às 8:23 pm

    Adorei!
    O meu deu 8,8 e pra minha altura (1,60) preciso pesar 59 kg. Minha meta é 60 kg. tô dentro! rsss

    Beijos e mais uma vez, obrigada pela tabela.
    A minha tá ficando colorida tbm!

    Beijos!

    Resposta
  • 3. Penélope  |  novembro 4, 2008 às 1:37 am

    Pois é… imc serve como uma referência, mas o indíce de gordura tb conta né, pq 2 pessoas podem tem o mesmo peso e a mesma altura, mas uma ter mais músculos e a outra mais gordura né…. bjim

    Resposta
  • 4. lucia  |  novembro 4, 2008 às 3:16 pm

    bem interessante amiga,gostei,beijossss

    Resposta
  • 5. zana  |  novembro 4, 2008 às 6:34 pm

    adorei isso, pena que onde estou agora não tenho como medir meu pulso.
    A consulta foi muito boa, foi com uma cardiologista que tirou muito das nossas dúvidas e passou diversos exames.Sexta -feira temos que voltar lá pra fazer um “mapa”.
    Obrigada pelo interesse, vc é mesmo um amor!
    beijocas e fica com Deus.

    Resposta
  • 6. carol  |  novembro 5, 2008 às 3:15 am

    ei! passa p mim o link onde encontro o valor dos pontos de todos alimentos………….bjinhos

    Resposta
  • 7. Débora Elis  |  novembro 5, 2008 às 2:39 pm

    Oii, não gosto mesmo!!! Nada com um bom açucar!! hehehehe vou comprar sim açucar ligth pra ver se melhora, pq o adoçante liquido fica com gosto de remedio!!!! Compramos o stvia… nossa pior ainda!!!! mas obrigada pela dica!! Bjosss

    Resposta
  • 8. Dri  |  novembro 5, 2008 às 3:36 pm

    Oi flor!

    Entao… eu praticamente nao tenho TPM!! rs… nao sei se é por conta do anticoncepcional, mas realmente nao sinto nenhuma diferença em mim e no meu humor.
    Mas pode ter certeza que aprendi a degustar um chocolate ao inves de devora-lo como fazia antes…. Isto faz com que eu me satisfaça com muito menos!

    Gostei muito dessa tabela!

    beijo!

    Dri

    Resposta
  • 9. renatavaz11  |  dezembro 12, 2008 às 4:52 pm

    Olá…adorei seu blog. Também tenho problema nos discos. Com o excesso d epeso eles comprimem o nervo ciático e sinto uma dor violenta. Para não operar, terei que emagrecer. Fiz um blog para me ajudar. Em cinco dias emagreci 1,4 Kg. Estou muito feliz!

    http://embuscadaboaforma.wordpress.com

    Espero a sua visita,

    Renata

    Resposta
  • 10. Izabella  |  janeiro 9, 2009 às 2:52 am

    Oi .. amei seu blog me tirou muitas duvidas !

    Obrigada

    Beijinhos

    Resposta
  • 11. Ingride  |  janeiro 13, 2009 às 12:08 pm

    Nossa, otimo isso… adorei esta tabela, meu peso ideal é 54kg, mas minha meta é chegar aos 59kg…
    Adorei msm. ajudou na minha dieta!

    Resposta
  • 12. Julia  |  janeiro 25, 2009 às 2:09 pm

    Que legal ‘ peso 48 kg quase 47
    e 1,60
    precisava pesar 51kg n to obesa ;D

    Resposta
  • 13. paula  |  janeiro 31, 2009 às 6:20 pm

    tenho 1:53 estou pesando 61 estoacima do peso

    Resposta
  • 14. tania  |  junho 15, 2009 às 1:04 am

    ola meu nome é tania eu tenho 16 anos eu pesava antes 63k mais eu emgreci 14k do mada e agora eu quero engorda eu tem 63de novo .

    Resposta
  • 15. Mary  |  junho 22, 2009 às 11:43 am

    adorei a tabela,seu blog é show e me ajudou a saber que estou 16 kilos acima do peso:(…bjus

    Resposta
  • 16. adelia  |  agosto 13, 2009 às 3:58 am

    ai que bom to quase la
    tenho 1,55 estrutura media
    estou pesando 49. mas eu chego la

    Resposta
  • 17. Márcia  |  agosto 18, 2009 às 4:16 am

    meu peso tah bom, minha altura é 1.58 e peso 47

    Resposta
  • 18. kamilla  |  janeiro 8, 2010 às 6:15 pm

    Tenho 1.60 e peso 53 mas estou me sentindo mt gorda

    Resposta
  • 19. Pietra  |  março 18, 2010 às 4:04 pm

    tenho 1.52 e peso 36, me acho um pouco gordinha mas minha mae fica querende me fazer engordar -.-

    Resposta
    • 20. alethea  |  novembro 29, 2010 às 1:18 pm

      Pietra, vc realmente está abaixo do peso. Não entre numa de anorexia, ok?

      Resposta
  • 21. fernanda  |  março 22, 2010 às 2:33 pm

    Olá,tenho 18 anos ,meço 1,58 de altura,peso 58kg,eu quero pelo menos perder 6kg,em quanto tempo conseguirei emagrecer?

    Resposta
  • 22. ananana  |  maio 24, 2010 às 2:38 am

    ótima ideia adorei, mas tem um detalhe: como saber o peso ideal de alguém que tem uma altura situada no meio das medidas, como 1,63, 1,67 e por aí vai……..?

    Resposta
    • 23. alethea  |  novembro 29, 2010 às 1:17 pm

      Ana, se a sua altura é intermediária aos valores da tabela, basta fazer uma regrinha de 3 pra achar o seu peso ideal.

      Resposta

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Apresentação

Meu nome é Alethea, tenho 28 anos, sou funcionária pública e passo passava o dia todo sentada. Engordei 12kg nos últimos 3 anos, e resolvi mudar de vida após ter a mobilidade reduzida por causa de um disco rompido na coluna e de um desgaste na articulação do joelho direito. Por indicação médica, depois de muita fisioterapia comecei meu programa fitness. Comecei com 69,3kg pra 1,76m de altura. Meu IMC é normal, mas o percentual de gordura corporal indicava que eu era uma "falsa magra": 29% do meu peso é gordura. Meu objetivo é tonificar a musculatura corporal e diminuir meu percentual de gordura para 19%, um índice saudável para mulheres. Se o abdomem ficar tanquinho, também não vou reclamar. rsrsrs
novembro 2008
S T Q Q S S D
« out   dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Estatísticas

  • 77,095 hits

Posts recentes


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

